Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ficha – Os povos da Mesopotâmia - Atividade 6º ano

Ficha – Os povos da Mesopotâmia

A – Mesopotâmia: localização – mapa geográfico.

B – Sumérios: Fundaram as primeiras cidades na Mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C. Eles foram os inventores das escrita cuneiforme.

C – Acádios: Conquistaram as cidades sumérias, entre elas Ur. Formaram o Primeiro Império Mesopotâmico e assimilaram a cultura suméria, como a sua escrita e religião.

D – Babilônicos: Comandados pelo rei Hamurabi, invadiram e dominaram toda região da Mesopotâmia.  Constituíram um Estado unificado e fundaram o Primeiro Império Babilônico. Criaram, também, um dos primeiros códigos de leis escritas da história.

E – Assírios: Dominaram a Mesopotâmia e fizeram da cidade de Nínive, sua capital. Eram guerreiros valentes e impiedosos e possuíam uma força militar extraordinária: soldados com armaduras, armas de fero, carros de guerra e cavalaria.

F – Caldeus: Após dominarem a região da Mesopotâmia, conquistaram, outras regiões, como a Síria e a Palestina, estendendo seus domínios até a fronteira com o Egito. O domínio caldeu teve fim com a invasão persa, em 539 a.C.


Nenhum comentário: