Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dicionário temático ilustrado - atividade p/6º ano - 1º Bimestre

Atividade para 6º ano - 1º Bimestre

Dicionário temático ilustrado

Atividade adaptada do caderno do aluno (Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo). Produção de um dicionário temático da Pré-História com ilustrações.


1- Nomadismo: Prática dos povos nômades que não têm moradia fixa. No período pré-histórico do Paleolítico, o homem fica perambulando de um lugar para outro em busca de alimentos, proteção e melhores condições de sobrevivência.

2- Séculos: Período que contém cem anos.  Muito usado pelos historiadores para o estudo do nosso passado.

 3- Sítio arqueológico: Local onde há registro de uma antiga ocupação ou atividade humana. Nestes lugares, os arqueólogos estudam os vestígios deixados pelos nossos antepassados.

4- Pedra Polida: Período da Pré-História também conhecido como Neolítico. O  homem é  sedentário, já pratica a agricultura e domestica os animais.

5-Fósseis: Restos ou vestígios de seres vivos que habitam a terra em períodos geológicos anteriores. Preservados, principalmente em rochas, são objetos de estudos de pesquisadores.
   
6- Ampulheta: Aparelho utilizado para medir o tempo. Mede-se o tempo pela duração da passagem da areia de um compartimento para outro.

7- Neolítico: Período da Pré-História que começa com Revolução Agrícola, por volta de 10-15 mil anos. Caracterizado pelo homem sedentário, já pratica a agricultura e domestica os animais.

 8- Pintura rupestre: Pinturas feitas em rochas ou paredes de cavernas. Pinturas pré-históricas feitas no interior de cavernas e grutas.

 9- Clepsidra: Antigo instrumento suado para medir o tempo com base na velocidade de escoamento da água de um cone para outro cone. Relógio de água.

 10- Idade dos Metais: Parte final do Neolítico. Neste momento, os homens pré-históricos já começam a desenvolver instrumentos derretidos e fundidos de metais, primeiro o cobre e depois o bronze.

 11- Fontes históricas: Todos os instrumentos utilizados pelos historiadores para estudar o nosso passado. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas, orais, musicais, audiovisuais, iconográficas, etc.
   
12- Sedentarismo: Modo de viver de povos que têm moradia fixa. No período pré-histórico do Neolítico, o homem torna-se sedentário, pois já pratica a agricultura, domestica os animais e deixam de circular de um lugar para o outro.
  
13- Paleolítico: Período da Pré-História que começa com o surgimento do homem e dura até a Revolução Agrícola em 10-15 mil anos aproximadamente. Caracterizado pelo homem nômade, com fala pouco articulada, não domina a escrita e se alimenta de raízes, frutos, sementes e caça de pequenos animais.

14- Zoólito: Artefatos construídos pelo homem na Pré-História. Os primeiros artefatos foram objetos de pedras para cortar, raspar, moer, quebrar semente e também para sua defesa.

15- Pedra Lascada: Período da Pré-História também conhecido como Paleolítico. Neste período o homem é nômade, se alimenta de raízes, frutos, sementes e caça de pequenos animais.


Nenhum comentário: