Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Fim da Idade Média e início da Idade Moderna: Cidades. Feiras. Renascimento.


Atividade em classe: fim da Idade Média, início da Idade Moderna e Renascimento.

Instruções: leia o texto abaixo e utilize-o para realizar a atividade da sala de aula.

A. As cidades europeias pequenas e muitas delas protegidas por grandes muralhas que cercavam as cidades. Estas cidades possuíam uma igreja no centro e em volta dela as casas de luxo do fim da Idade Média e início da Idade Moderna eram cidades. Mais próximo às muralhas ficavam as casa mais pobres. As ruas eram sujas, escuras e estreitas. O lixo era despejado diretamente nas ruas e devido à falta de higiene eram comuns as doenças e epidemias que matavam milhares de pessoas nestas cidades.
B. Muitas cidades tiveram que se libertar dos seus antigos senhores feudais através de pagamentos aos senhores (carta de franquia) ou através de uma ordem do rei (carta real). Há ainda casos de cidades que se libertaram através de guerras.
C. A partir do século XII surgiram as feiras, onde vários mercadores se reuniam para as vendas de seus produtos: tecidos, peles, gados, couro, açúcar, sal e trigo.  Nestas feiras medievais havia também os saltimbancos (artistas de ruas que se apresentavam nas feiras) e os cambistas (pessoas que emprestavam dinheiro a juros aos presentes nas feiras).
D. Nas cidades, um novo grupo de pessoas começou a ganhar importância. São os burgueses que se dedicavam ao comércio e logo se enriqueceram.  Estes burgueses moravam nas cidades, participavam das feiras e com o passar do tempo se tornaram ricos e poderosos.  Nas cidades havia também as Corporações de Ofício, onde se reuniam os artesãos para produzirem seus objetos. Nestas Corporações de Ofício trabalhavam o mestre, o oficial, o aprendiz e o jornaleiro.
E. O Renascimento surgiu na Itália durante a Baixa Idade Média e logo se espalhou pela Europa. O movimento renascentista buscava inspiração na Antiguidade Clássica e negava os valores medievais incorporados pela Europa. Os mecenas, burgueses enriquecidos em busca de prestígio, foram os grandes patrocinadores dos artistas renascentistas. Os principais nomes do Renascimento foram: Leonardo da Vinci, Rafael. Nicolau Copérnico,  Michelângelo e Galileu Galilei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ajudou na atividade de classe. Obrigado.

dudah gaby disse...

muito legal me ajudou! obrigado