Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fim do Império Romano e início da Idade Média.

Fim do Império Romano e início da Idade Média: ficha  utilizada em sala de aula

1.  Os “bárbaros” e o fim da História Antiga.
                Os romanos chamavam de “bárbaros” todos os povos que não falavam sua língua (latim) e tinham hábitos e costumes diferentes dos seus. Os principais povos “bárbaros” eram os germanos, godos, anglo-saxões e lombardos. Os “bárbaros” eram politeístas, suas leis eram baseadas nos costumes, viviam da agricultura, pecuária e artesanato. Organizavam-se em tribos e o poder político era descentralizado.
2.  Os  períodos da Idade Média.
                A partir do fim do Império Romano, acaba a História Antiga e inicia-se a Idade Média (ano 476). O período da Idade Média durou aproximadamente mil anos (476-1453). A Idade Média é dividida em Alta Idade Média (até o ano 1000) e a Baixa Idade Média (até 1453).
·         Alta Idade Média (séculos V–X). A Europa se torna cristã. As pessoas moram no campo. As cidades e o comércio perdem a importância. Surge o Feudalismo.
·         Baixa Idade Média (séculos X-XV). Crise do Feudalismo. Transição da sociedade feudal para o Capitalismo.

Nenhum comentário: