Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

sábado, 4 de novembro de 2023

Formação da Espanha - Texto.



FORMAÇÃO DA MONARQUIA ESPANHOLA

Guerras de Reconquista: Formação da Monarquia Nacional Espanhola 
           
A reconquista da Península Ibérica foi fator importantíssimo para a formação da Monarquia Nacional Espanhola, bem como de Portugal, pois somente pela união da maioria do território espanhol foi que a Espanha conseguiu expulsar por completo a ameaça Árabe da Europa. Não podemos esquecer que os atritos entre os valis (governadores – estavam abaixo dos califas) em busca de independência das suas províncias tornaram o califado de Córdova vulnerável, fazendo com que o califa, em 1031, por não suportar mais as lutas contra seus companheiros e as incursões cristãs, abdicasse. Assim foram constituídos os emirados independentes de: Múrcia, Badajoz, Granada, Saragoça, Maiorca, Valência, Sevilha, Toledo e Córdova, que por sua vez guerreavam entre si.
            A realidade da reconquista somente acontece quando Pelágio, asturiano, conquista sua primeira vitória em Covadonga, sendo proclamado pelos companheiros, rei (Koenige – rei na forma germânica), após ter sido escolhido (gewaehlte) para o comando.
            O reino de Leão, anteriormente fora: um pequeno reino com capital Gijon, no Mar Cantábrico, que em 760 se transformara no reino de Oviedo, este por sua vez em 914 se torna o reino de Leão. Após estes acontecimentos outros reis vieram e contribuíram para o crescimento do reino de Leão. Outros reinos também começavam a levantar, como Navarra, que fora parte do império franco de Carlos Magno com o condado de Barcelona, constituiu-se com Estado independente tendo Pamplona como capital, vindo a ser reconhecido na dieta de Tribur em 837. Fora por um momento, detentora dos territórios cristãos da península, porém com a morte de seu unificador, Sancho III, o Grande,  o reino foi novamente desmembrado.
            Do desmembramento do Reino de Navarra, Aragão ficou com um dos herdeiros de Sancho III, o Grande, Castela, que fazia parte de Leão, ficou para o outro herdeiro. Navarra era um território pequeno rodeado por cadeias montanhosas, não tendo condições consideráveis para assumir os acontecimentos, se manteve isolada.
            Navarra passou ao domínio francês após o casamento entre sua ultima princesa com Felipe, o Belo (1248). Fernando, o Católico, rei de Aragão, casou-se com Isabel de Castela, desta união e após a conquista da Alta Navarra em 1512, formou-se a Espanha. Aragão não teve muita participação na reconquista como Castela e Leão, mas não deixou de rechaçar os árabes ainda presentes na península, conquistou Huesca e estabeleceu sua capital em Saragoça. A Espanha se constituiu como Monarquia Nacional após a conquista de Granada em 1492.
                                                                                                  Fonte: http://www.ufscar.br/cursinhoufscar/monar_espanhola.htm

Nenhum comentário: