Frase andante

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)------------------- "Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

=========================== Bem-vindo(a) =============================

ATENÇÃO. Este blog é apenas mais uma ferramenta de apoio complementar ao conteúdo do livro didático para auxiliar meus alunos e visitantes. Os vídeos e textos apresentados e indicados estão disponíveis na internet e são citados sempre com as referências e fontes. Que este blog seja mais um instrumento de aprendizagem e reforço de conteúdo para todos os visitantes. Seja bem-vindo(a).

====================================================

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Fenícia

FENÍCIA - Ficha (resumo)


Ewww.sergiohistoria.blogspot.com

                A Fenícia localizava-se no litoral do mar Mediterrâneo, em uma estreita faixa de terra ao norte da Palestina, onde atualmente está o Líbano. A relação próxima com o mar e a escassez de terra cultiváveis  levaram os fenícios a outras alternativas econômicas: desenvolveram a  navegação, dedicaram-se ao comércio e ficaram conhecidos por seus produtos manufaturados e pelo comércio marítimo.
                Politicamente, organizam-se em cidades-Estado. As mais importantes foram: Ugarit, Biblos, Sídon e Tiro.
A maioria dos trabalhadores era livre, e a economia permitia certa mobilidade social, embora os grandes empreendimentos comerciais estivessem concentrados nas mãos da elite.
No aspecto cultural eram politeístas, e o legado mais importante foi a criação de um alfabeto composto de sinais gráficos e fonéticos, chamados ideogramas.
  Fonte: História. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ensino Médio. Caderno de Revisão. Editora Saraiva.

Nenhum comentário: